Movimento do Encontro de Casais com Cristo

eccO Encontro de Casais com Cristo - ECC é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias que procura construir o Reino de Deus, aqui e agora, a partir da família, da comunidade paroquial, mostrando pistas para que os casais se reencontrem consigo mesmos, com os filhos, com a comunidade e principalmente, com Cristo, tendo a visão do que é "ser Igreja hoje" e de seu compromisso com a dignidade de pessoa humana e com a justiça social.

Dia, local e horário das reuniões:
Toda 3ª-feira, às 20 horas na Igreja Matriz

Atividades do Grupo:

• Reuniões com Palestras;
  • Leituras Bíblicas;
  • Liturgia das missas;
  • Manhãs de Espiritualidade para Casais;
  • Encontro Anual de Casais;

História

O Encontro de Casais nasceu em 1970 na cidade de São Paulo, pelo Pe Alfonso Pastore, e hoje está em todo o Brasil. No estado de Goiás o E.C.C. foi realizado primeiramente na cidade de Morrinhos.

Pe Alfonso Pastore, trabalhando nos movimentos familiares, sentia o vibrar dos lares de fé, e sofria com o drama da maioria dos lares desajustados, sem paz, carentes de uma orientação mais profunda, de algo que os fizesse viver melhor, com esperança e amor. Os objetivos do E.C.C. visam à evangelização e o despertar para uma melhor vida familiar e comunitária, preocupando-se com os valores humanos e cristãos. Muitos desses valores já são vividos nos lares cristãos tais como: gratuidade, o bom relacionamento conjugal, a união familiar, o relacionamento pais e filhos, mas o principal é a ORAÇÃO.

No Parque Atheneu o E.C.C. teve seu início através do casal Marlene e Carlão, que fizeram o II Encontro da Paróquia Santo Antonio no Setor Pedro Ludovico, nos dias 13 e 14 de abril de 1982. Contaram com o apoio da Irmã Joana, líder da comunidade e membro da Congregação das Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada do Convento San Damiano.

A partir de então, começaram a enviar casais para fazer o E.C.C. na Catedral, Paróquia Santo Antônio do Setor Pedro Ludovico e na Comunidade da Vila Brasília.

No dia 02 de junho de 1987, iniciaram-se as reuniões do E.C.C. na Capela do Convento San Damiano, com a participação de 14 casais aqui relacionados: Marlene e Carlão, Maria das Graças e Calixto; Maria Aparecida e Wilmar Gualberto; Silvia e Hildebrando; Maria de Jesus e Batista; Maria e Moura; Maria Lúcia e Afonso; Ilvani e Adelcio; Wilma e Paulo; Juscelina e Antônio; Estelita e João da Cruz; Silvia e Oscar; Célia e Cílio; Joana e Soares; como visitante Raulina e Alpidio e a Irmã Joana.

O primeiro Encontro de Casais do Parque Atheneu ocorreu no mês de março de 1988, coordenado pelo casal Marlene e Carlão, com a participação de 43 casais, destes, 22 casais pertenciam a outras comunidades. No segundo encontro, onde participaram 42 casais, 22 pertenciam a outras comunidades. A partir do terceiro encontro, somente participaram casais de nossa comunidade.

Os seis primeiro encontros foram realizados no Convento Mãe Dolorosa na Vila Pedroso e a partir do sétimo encontro, passaram a ser realizados na própria comunidade, no Colégio San Damiano e Colégio Vila Nova.

Através do E.C.C. do Parque Atheneu, foram realizados quatro encontros na Comunidade São José Operário, no Jardim Mariliza e um encontro no Setor Tocantins, hoje comunidade desvinculada de nossa Paróquia.

A continuidade do E.C.C. está na perseverança de cada casal e na vivência dos valores do Evangelho pelos mesmos. A nossa preocupação é que a participação dos novos encontristas não se detenha apenas na emoção e entusiasmo dos três dias de encontro, mas que se prolongue constantemente, na busca de uma vida melhor, cheia de fé, amor e alegria.

"Deus cativa aos poucos e não violenta ninguém.
A conversão é um processo que necessita da comunidade - da Oração e da Palavra.
E ao se tratar de casais o engajamento produtivo e santificador
há de ser feito sempre a dois".
(Pe. Alfonso Pastore)

Visite o Site do Encontro de Casais da Paróquia Cristo Rei: ecccristorei.com.br