Festa da Exaltação da Santa Cruz

cruzNão há um santo específico celebrado hoje, dia 14 de setembro. Neste dia a Igreja celebra com todos os santos a Festa da Exaltação da Santa Cruz. O madeiro para nós é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio. É também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso: “Nós pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos ” (I Cor 1,23).

A Santa Cruz é símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.

A celebração deste dia está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, foi edificada sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação das duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis. Encontrada por Santa Helena, foi roubada pelos persas e resgatada pelo imperador Heráclio.

Mesmo tanto tempo passado, desde a crucificação de Cristo, a Santa Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão. É na alegria da ressurreição que, neste dia, rezamos: “Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada”. “Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”

Arquidiocese de Goiânia

Na Igreja de Goiânia a festa tem um significado especial, pois temos aqui uma Capela dedicada à Santa Cruz. Trata-se da Capela do Seminário Diocesano Santa Cruz, localizado no Jardim das Aroeiras. É por este motivo que, no domingo seguinte à celebração da festa, a coleta feita em todas as paróquias da Arquidiocese é revertida para a manutenção do seminário e a formação dos futuros padres.

Conheça mais da história do Seminário Santa Cruz

Por Rafael Batista