Franciscanas de Maria Imaculada seguindo e servindo a Cristo a 50 anos no Brasil

Vista da Torre do Convento no início do Parque AtheneuAs Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada celebram em 18 de dezembro de 2013 o Jubileu de Ouro de presença no Brasil. São 50 anos seguindo e servindo a Cristo em terras brasileiras.

Na foto à esquerda, a Irmã Joana, na Torre do Convento, no início da Construção do Parque Atheneu.

No ano de 1963, atendendo o apelo que o Papa João XXIII fez a todos os religiosos da América do Norte, as primeiras irmãs saíram dos Estados Unidos rumo ao Brasil. A convite de D. Benedito Coscia, OFM, então bispo de Jataí através do Arcebispo de Camdem (New Jersey – USA), D. Celestino Damiano a primeira missão foi em Santa Helena de Goiás, no sudoeste goiano.

Em 1965, ao celebrar o centenário da Congregação, foi obtida a permissão para receber as primeiras candidatas à vida religiosa consagrada. Com a intenção de oferecer uma educação melhor para as jovens irmãs, sob a benção de D. Fernando Gomes, arcebispo de Goiânia e um contato feito com D. Damiano, no ano de 1966 as irmãs vieram morar em Goiânia. Àquela época D. Antônio Ribeiro de Oliveira era bispo auxiliar da Arquidiocese aonde viria a ser arcebispo anos mais tarde.

Em um primeiro momento as irmãs acreditavam em um grande número de vocações, daí a necessidade de uma sede tão grande como é o Instituto San Damiano. Quando a congregação mudou para a sua nova sede, em 1966, as irmãs fizeram uma pesquisa nas fazendas, pedreiras e no Parque São Jorge para saber a necessidade do povo e assim poder aproveitar esse amplo espaço a serviço deles. Todos pediram uma escola para seus filhos.

No dia primeiro de março de 1971, mesmo sem a autorização do município e nem do estado, o Instituto San Damiano abriu as portas para os seus primeiros 153 alunos. Eles vieram a cavalo, em carroças e em caminhões das pedreiras. A escola foi oficialmente reconhecida pelo estado em 20 de outubro de 1971. Os primeiros professores vieram de Goiânia. Os Sr. Eduardo colocou um ônibus a disposição dos alunos da Vila Redenção, dessa forma escola acolheu aproximadamente mil alunos, como permanece até hoje.

D. Fernando Gomes dedicou a Capela do Instituto San Damiano à Maria Imaculada em uma missa celebrada em oito de fevereiro de 1972. A capela sempre foi aberta a todos. Nela foram realizados todos os sacramentos. Houve catequese, curso de preparação para noivos, formação para ministros da Eucaristia, entre outras atividades.

Aos poucos a realidade social em torno do Instituto foi se modificando. Novos bairros surgiram: Parque das Laranjeiras, Conjunto Fabiana, Jardim Mariliza, Conjunto Anhanguera, Jardim Olímpico, dentre outros. Como a construção do salão paroquial no Parque Atheneu, futura sede de Paróquia, os documentos foram transferidos para a nascente Paróquia Cristo Rei.

Ao longo destes anos todas as irmãs da Congregação marcaram presença aqui. Lecionaram, deram catequese, prepararam ministros da Eucaristia, desenvolveram atividades com os jovens, a pastoral da criança e todas as atividades ligadas a Igreja.

Por essa história de evangelização nossa Paróquia se rejubila com tal festa e agradece a Deus por essa presença alegre e fraterna em nossas comunidades. Junto a todas as Irmãs Franciscanas de Maria Imaculada, presentes aqui e também nos Estados Unidos, queremos elevar a nossa prece ao Deus da vida pra que derrame sobre essas religiosas copiosas bênçãos.

Missa Festiva de 50 anos das Irmãs do San Damiano

Dia: 16 de dezembro de 2012
Local: San Damiano

Toda a comunidade está convidada!