Paróquia Cristo Rei celebra tradicional Missa de Tradições Goianas

missa tradicoes goianas 2016“Cantado em prosa e verso,
o coração da pátria está aqui.
Celebremos o folclore
desta terra do Pequi.”

Aproximadamente mil pessoas se reuniram no estacionamento da Paróquia Cristo Rei, do Parque Atheneu, no último dia 19 de junho para a celebração da Missa de Tradições Goianas de 2016. A celebração já típica do mês de junho na comunidade local incorpora ícones da cultura local na liturgia.

O ambiente já dava conta da grandiosidade da festa: colchas de retalho, panelas de barro, peneiras e outros elementos culturais enfeitavam o altar da missa, montado na rampa lateral da igreja. Ao som marcante da viola, os músicos animaram a celebração de cima de um caminhão “pau de arara”, estrategicamente estacionado.

Mas a beleza da celebração foi de responsabilidade dos fiéis, os homens de chapéu e as mulheres com vestidos típicos ergueram seus louvores ao som do berrante. A entrada da Folia de Santos Reis e uma belíssima procissão à luz de velas com os santos juninos antecederam a Liturgia Eucarística, quando Cristo se fez presente no altar.

Durante a homilia, Padre André Drumond, que presidiu a celebração, falou da importância da influência da cultura do interior nas famílias de hoje. Ressaltou a beleza de cada gesto de devoção praticados pelos cristãos e quanto isso está em falta no mundo atual.

Lua Cheia

Dentre tantos gestos que marcaram a celebração, um fugiu completamente da rotina prevista para a missa. Ao som dos versos “Não há ó gente, ó não lugar como este pro sermão...”, uma adaptação da letra de Luar do Sertão, Padre André convidou o povo para que contemplasse a beleza da lua cheia que brilhava no céu.

Em vão seria todas as palavras de um poeta para tentar descrever tal momento, mas quem pode presenciar com certeza vai levar na memória o som da melodia, o brilho da luz, a alegria do povo de Deus e a presença real do Autor da Fé.

Festa Junina

Após a missa, tradicionalmente se deu continuidade à Festa Junina, começada no dia anterior. Fogueira, danças, comidas típicas e muita animação foram os ingredientes desta receita festiva.

Confira as fotos:
- Arraiá de Cristo Rei 2016